04/07/2008

O Interior e a Internet

Em 1º lugar, vamos à boa notícia:
«A Capinha, no concelho do Fundão, é uma aldeia do Interior, no meio rural, como tantas outras. Mas há pelo menos uma característica que a diferencia: tem Internet gratuita sem fios em todo o perímetro urbano». Leia a notícia no Diário XXI.

Agora, a má notícia:
Segundo o BE, o Governo e a ANACOM estão dispostos a aceitar como dado adquirido a inevitabilidade de um país a duas velocidades no acesso à Internet. Empresas e particulares do interior teriam de pagar mais do que os congéneres do litoral para ter acesso a serviços equivalentes.
Ora, isto seria um agravamento da situação de desigualdade que já se vive agora, bem ilustrada em anteriores postagens do Beijós XXI (p. ex esta e esta), já que quando se fala de aproximar os preços aos custos, são sempre os mesmos a ser discriminados - Veja-se as dificuldades que houve para que Beijós tivesse telefone ou até o correio! Sobre este país a duas velocidades já escrevi um artigo de opinião há um ano, se quiser (re)ler clique aqui.
Noticia o Público que o BE apresentou um projecto de lei para evitar esta desigualdade, espero que tenha sucesso, ou que, pelo menos, se chegue a uma solução que, sem por em causa a velocidade no litoral, não condene os cidadãos do interior a mais uma pena de interioridade.

Editado às 19:30
Porque é relevante para este tema, sugiro a leitura desta notícia da Lusa - «O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que Portugal "não pode ser apenas um país de litoral"».