04/06/2009

Post que diz que sondagem não tem validade não tem validade

Esta manhã foram difundidos na blogosfera e redes sociais dois posts de Cláudio Carvalho, afirmando que a sondagem da Marktest divulgada a noite passada "não tem validade" porque "não foi feita de forma rigorosa e profissional", nomeadamente a "amostra muito mal efectuada".
Eu não sei se a sondagem é "rigorosa e profissional", mas parece-me tão profissional como as outras que têm sido divulgadas (já chamei a atenção para eventuais problemas de validade exemplificando com uma delas).
Quanto a "amostra muito mal efectuada", alega o Cláudio Carvalho que a distribuição da amostra por regiões não corresponde à distribuição da população portuguesa por regiões. Há, pelo menos, duas conclusões a retirar deste argumento:
  1. Cláudio Carvalho não percebe nada de sondagens e não faz ideia de como "se efectua" uma amostra;
  2. Não é um "cidadão atento… muito atento".

Sobre 1. falo mais abaixo. Para já, demonstro 2. A distribuição da amostra difundida na ficha técnica e nos media é por Regiões Marktest (pode consultar aqui). É completamente errado somar as regiões da forma que o Cláudio fez, para chegar à brilhante "conclusão é que a amostragem foi mal elaborada". É brilhante, mas é inválida. Tem aqui a distribuição da pop. com mais de 15 anos, segundo os dados do INE, pelas Regiões Marktest. Comparando com a distribuição amostral, verifica-se que a amostra é proporcional à população, com desvios pouco significativos.

Quanto à conclusão 1. posso assegurar-lhe que é muito frequente a amostra por regiões não ser proporcional à população por regiões. Costuma-se chamar-se alocação optimizada ao método que distribui as unidades de sondagem de forma não proporcional pelos estratos (e.g. regiões), com base na variabilidade dos estratos e nos custos de entrevista. Se lhe chamam "optimizada" é porque não será assim tão "mal efectuada" :) Se quer comentar sobre amostras bem e mal efectuadas, é melhor comprar um livro sobre inquéritos por sondagem e estudar os diversos tipos de amostragem. Pode começar por ler uma introdução na wikipedia. Se não tem grande curiosidade sobre o assunto, pode, pelo menos, entender o que é uma amostra não proporcional no próprio sítio da Marktest.

2 comentários:

  1. Anónimo4/6/09 17:48

    Beijokense, a sua escolha das regiões baseado no INE 2007 é no mínimo cómica.

    ResponderEliminar
  2. Caro Cludio Carvalho, eu não fiz nenhuma escolha de regiões!!! Limitei-me a somar a população dos concelhos que fazem parte de cada região Marktest.
    http://tinyurl.com/r8jzy3

    Aquilo que você deveria ter feito em vez de inventar que «Grande Lisboa está englobada a Sul. Grande Porto, Litoral e Interior Norte na Zona Norte e na região do Centro está o Litoral Centro, obviamente». Quem faz as Regiões Marktest é a Marktest, como Pedro Magalhães já lhe tinha dito. Não sou eu nem você.

    ResponderEliminar