14/06/2009

Qualidade do jornalismo tem baixado de forma acentuada

A primeira frase de uma notícia da Lusa chamou a minha atenção no Público online: «As temperaturas máximas vão descer quase para metade até terça-feira...»
Fiquei de tal modo espantado que resolvi googlá-la para ver em que medida os órgãos de informação repetem as barbaridades da Lusa sem o mínimo espírito crítico. Os resultados são muito interessantes: como o Público, também RR, Expresso, SIC, TSF e Sol, além de outros sítios noticiosos e blogues, afirmam que as temperaturas vão "descer quase para metade".

É verdade que já tenho chamado a atenção aqui no blogue para A difícil relação de alguns jornalistas com os números, o que terá levado a este comentário anónimo, mas a iliteracia de alguns jornalistas ainda me consegue surpreender, dada a crença que eu possuía sobre o nível cultural da profissão, que pensava ser acima da média...

A escala Celsius é uma escala relativa, i.e. o valor zero da escala não é absoluto, o que implica que não se possa estabelecer uma comparação pelo rácio de duas temperaturas, mas apenas pela diferença entre temperaturas. Reportando à notícia do Público, é lícito dizer que as temperaturas vão descer mais em Beja (-17º) do que no Porto (-2º), mas nunca se poderá dizer que a temperatura prevista para Beja na terça-feira (17º) é metade da prevista para hoje (35º).

Vejamos um exemplo. Admitamos que a temperatura em Beijós é hoje de 20 ºC, prevendo-se 15 ºC para amanhã e 10 ºC para terça-feira, i.e. haverá uma descida constante de 5 ºC em cada um dos próximos dois dias. Se convertermos a temperatura em ºF, a descida em cada dia será também constante (-9 ºF), passando de 68 ºF para 59 ºF e 50 ºF. A variação de 1 ºC corresponde à variação de 1,8 ºF. Mas, como existe uma 'ordenada na origem' desta função de conversão (a 0 ºC correspondem 32 ºF), o rácio das temperaturas não é o mesmo nestas duas escalas. A temperatura de terça-feira seria "metade" da de hoje na escala Celsius, mas seria quase "três quartos" da de hoje na escala Fahrenheit. Voltando ao exemplo do Público, se um jornalista americano tivesse o mesmo nível de literacia dos jornalistas portugueses que criaram e reproduziram a notícia, diria que a temperatura de Beja vai descer um terço até terça-feira! :)

P.S. O facto de a redução de temperaturas "prometida" por esta notícia não corresponder, nem de perto nem de longe, à previsão do Instituto de Meteorologia, também é um indício do nível a que chegou o jornalismo, particularmente na vertente online, mas não é o objecto deste post.

Adenda 14-6-2009 23:30
Fui acusado de "atitude anti-jornalista" por causa deste post. Com o argumento de que o objectivo da notícia era alertar para a descida de temperaturas e a notícia cumpria essa função. Eu não sei se as temperaturas vão descer significativamente ou não, limito-me a comparar as variações reportadas na notícia com as que são apresentadas no sítio do IM, declarada fonte da mesma.
Previsões no sítio do IM para as cidades referidas na notícia do Público (cidade: previsão hoje; previsão terça-feira)
Beja: 35; 33
Faro: 31; 31
Lisboa: 29; 29
C. Branco: 34; 30
Porto: 21; 25

Em resumo, a temperatura mantém-se em duas cidades, desce 4º numa e 2º noutra e sobe 4º noutra. Esta previsão justifica o alerta «Temperaturas vão baixar de forma acentuada», «quase para metade», o qual é reproduzido, eu diria, automaticamente, pelos principais media nacionais. Quando isto acontece em algo tão facilmente verificável como a previsão escarrapachada no sítio do IM, não é de admirar que aconteça, por exemplo, com o estudo de utilização da internet encomendado pela Microsoft, e muito menos com o spin que alimentou a lua-de-mel do Governo com os media durante a primeira metade da presente legislatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário