23/09/2011

Isto é recorrente

E se, de repente, você começar a ver a média de entrada do ensino superior e a nota do último colocado do seu curso a subir, isso não é impulse - é o ensino recorrente!
Os alunos só necessitam de realizar provas elaboradas e avaliadas por professores da própria escola, sem terem de realizar os exames nacionais.
Mas também pode ser determinação:
Foram estas condições que tornaram possível que, em pelo menos três casos verificados pelo PÚBLICO, alunos que se candidataram no ano passado a Medicina com média de secundário inferior a 18 valores tenham voltado a apresentar candidatura, este ano, com média de secundário de 20 valores, conseguindo assim ingressar no curso.

1 comentário:

  1. É uma pena que a comunicação social possua o gosto de apelar à movimentação de massas e ao descontentamento geral quando nem os factos que apresenta nos seus jornais e websites oficiais transmitem a completa verdade. Convido o proprietário deste blog e todos os leitores do mesmo a se informarem sobre o funcionamento do sistema recorrente antes de se revoltarem de forma tão efusiva. Realmente é chocante quando se lê que estes alunos estão "dispensados" da realização dos exames nacionais, visto que isso invalida toda a homogeneidade do sistema educativo e da candidatura ao Ensino Superior, porém o verdadeiro jornalista e o verdadeiro leitor anti-sensacionalismo deveria saber que esta afirmação é totalmente falsa como pode ser comprovado no artigo relativo ao ensino recorrente ao acesso de todos os cidadãos no Diário da República. Na verdade, estes alunos são obrigados a realizar exactamente os mesmos exames nacionais que todos os outros, exactamente nas mesmas condições. O problema do ensino recorrente não é este que foi referido no seu artigo, mas sim a dessincronização entre as avaliações das classificações internas finais entre o ensino regular e o recorrente, pois um 15 no ensino regular pode equivaler a um 18 no ensino recorrente. Aqui está o principal problema e aqui está a razão para a injustiça causada. Tenho a afirmar que a culpa desta situação na sua totalidade é do sistema, nunca dos alunos, pois estes apenas recorrem a um sistema de ensino perfeitamente legal, tal como qualquer outro.

    ResponderEliminar