29/06/2012

Neurónios dos jornalistas giram cada vez mais devagar

Poderia a redação do Público explicar-nos como é possível um título destes???
Próximo Domingo acaba um segundo mais cedo porque a Terra gira mais devagar

Como é óbvio, se a Terra gira mais devagar, as correcções de tempo traduzem-se em dias que acabam segundos mais tarde e não mais cedo!!!

P.S. Esperando que o jornal corrija o disparate, aqui fica a transcrição da notícia actual para memória futura:
O próximo domingo vai ter menos um segundo. A velocidade de rotação da Terra tem vindo a diminuir e, por isso, a hora tem de ser acertada. Esta situação já levou à redução de 25 segundos nos últimos 40 anos.
A decisão segue uma recomendação da International Earth Rotation Service (IERS), a entidade internacional que estuda a relação entre a rotação da terra e a medição do tempo atómico

De acordo com a autoridade portuguesa que estabelece e fornece a hora legal do país, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal Continental e na Madeira, os relógios terão ser adiantados às 00:59:59 de Sábado para a 01:00:00 de Domingo e nos Açores a mudança ocorre das 23:59:59 às 00:00:00.

Este tipo de acerto, com a introdução de um “segundo intercalar”, é feito no final dos meses de Junho ou Dezembro e começou a ser realizado em 1972, ano desde o qual foi feito 25 vezes, de acordo com o OAL.

O director do Observatório, Rui Agostinho, explicou à Lusa que a diminuição do tempo que a Terra leva a concretizar uma volta em torno do seu eixo, e que equivale a um dia (24 horas) é constante. Calcula-se que dentro de 4600 milhões de anos, se o planeta ainda existir, irá parar definitivamente, de acordo com as previsões científicas.

A redução da velocidade deve-se à força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra e à diferença do efeito que essa acção produz na superfície do planeta ou no seu centro e que é a responsável por a existência de marés nos oceanos, explicou o investigador.

Agora comparem com a "explicação do investigador"....

Prize money

Espanha e Itália são as contempladas com o prize money do Euro. Cabe a um português a decisão final sobre os respectivos montantes - não, não é o José Manuel, esse não risca nada; é o Pedro dos dentes novos!

20/06/2012

Amostras

Não sei qual o método de amostragem, mas sei que o tamanho da amostra (56) não permite estas simplistas comparações de género sobre os motivos para o divórcio. Os OCS dão basta relevância a estudos com muitas limitações, mas os investigadores também têm culpa ao permitirem (promoverem?) relevância mediática para quantificações com margens de erro brutais.

19/06/2012

Resgate com juros se paga

O espanhol Velasco Carballo perdoa penalty e cartão vermelho ao defesa alemão Badstuber. Garantiu a permanência da Mannschaft no Euro 2012.

O alemão Stark corresponde com juros e perdoa dois penalties à Espanha. Aqui o primeiro num tackle de Ramos sobre Mandzukic.

E este em que Busquets tenta despir a camisola a Corluka, com Casillas completamente batido. E assim a Espanha continua no Euro.
Vai-se cumprindo o desejo (ou as ordens???) de Platini. Se chegarmos a uma meia-final ibérica, irá José Manuel Barroso denunciar o Eixo?

10/06/2012

Desemprego diplomado

O GPEARI divulgou estatísticas sobre o emprego dos diplomados com curso superior, referentes da Dezembro de 2011.
O gráfico abaixo apresenta a taxa de desemprego dos que concluiram um curso universitário (não inclui estabelecimentos politécnicos) entre 2008 e 2011, por área de formação:


Olhando para o gráfico, não consigo compreender como é que a jornalista do Público conseguiu destacar que «Os cursos na área de Ciências Empresariais são os que têm menos saída»???
Compreendo que o MEC queira diminuir vagas para formação de professores, mas devia ser dada maior ênfase à taxa de desemprego dos diplomados em serviços sociais. Quanto à formação em informação e jornalismo, está mais do que provado que a quantidade é muito superior à qualidade.

Portugal Vs Alemanha


Germany - 1964, originally uploaded by abudulla.saheem.
Em 2001, durante uma visita a um museu em Bona, deparei-me com uma Zündapp de matrícula portuguesa que começava por 1-NLS. Ao lado, os documentos atestavam que tinha pertencido a Armando Rodrigues de Sá, Vale de Madeiros.
Armando foi um ícone da política de imigração da RFA. As Zündapp foram ícone dos colegas de Armando que ficaram nos Fornos Eléctricos.
Salvo raras excepções, ganha sempre a Alemanha...

05/06/2012

Lixo jornalístico

Depois da tinta que o caso fez correr na semana passada (ver amostra neste blogue), o que a jornalista (?) Rosa Ramos aqui escreve é lixo tóxico, com demasiadas imprecisões para ser aceitável:
  • O caso NÃO "recua a 1986".
  • Quais foram os "novos casos de reacções adversas"? Reacções adversas a quê?
  • No 4.º parágrafo fala de 5027 "crianças envolvidas"; no 5.º reduz para 500.
  • Fala de "administração do mercúrio" sem explicar que é isso que todos recebemos se tivermos uma restauração com amálgama.